Cursos
Gestão Estratégica para Gestores
Local: Espaço Paulista
Horário: 8h30 às 17h30
Endereço: Avenida Paulista, 807 - 17º andar
Carga Horária: 16 horas | Investimento: R$ 1.485,00
O curso de Gestão Estratégica para Gestores tem como objetivo transformar a visão operacional das empresas convencionais em visão estratégica, para empresas dos novos tempos, em mercado altamente competitivo e que necessita desenvolver seu pessoal de simples funcionários a colaboradores eficazes.
Transformar a visão operacional das empresas convencionais em visão estratégica, para empresas dos novos tempos, em mercado altamente competitivo e que necessita desenvolver seu pessoal de simples funcionários a colaboradores eficazes.
Desenvolver o pensamento estratégico nos gestores, saindo dos problemas internos e ambiente fechado, para buscar soluções no ambiente externo e de sistema aberto.
Apresentar ferramentas para a Gestão Estratégica no corpo de gestores e líderes com base nos objetivos estratégicos da organização focando seus respectivos públicos alvos, criando um ambiente dinâmico e produtivo.
Metodologia do encontro:
Participativo e vivenciado - conteúdo teórico, dinâmicas, atividades em grupo, cenas de filmes, simulações, demonstrações, estudos de caso, exercícios, testes, apresentação de exemplos relacionados ao conteúdo, aplicação de ferramentas de diagnósticos, painéis e planos de ação.
As metodologias de aprendizagem são as mais atuais e inovadoras e, permite o acesso a todos os sistemas de representação cognitiva do participante.
As tecnologias aplicadas são: Análise Transacional (AT); Programação Neurolingüística (PNL®), Design Human Engineering (DHE®), Modelagem Comportamental Evolutiva (MCE), Gestalt, Técnicas do Livro Liderando Equipes para Otimiza Resultados (livro de autoria do apresentador).
Gestores em todos os níveis - Gerentes, Coordenadores, Supervisores, Diretores.
1. ABERTURA DO ENCONTRO
- Objetivos encontro - Ferramentas de gestão estratégica para os gestores.
- Dinâmica: Aquecimento e sinergia entre os participantes.
- Debriefing da dinâmica: Onde estamos e onde queremos chegar?
2. PENSAMENTO ESTRATÉGICO PARA GESTORES
- Eficiência alcançar os objetivos otimizando os recursos;
- Eficácia obter resultado independente dos recursos gastos;
- Efetividade alcance dos resultados com alto desempenho;
- A busca é por resultados e não por processos;
- Entendendo o que é custos estratégicos e não estratégicos;
- Delegar de mais ou de menos?
- Como está a satisfação do cliente?
Vivência: Onde estamos e onde queremos chegar?
3. TEMPO ESTRATÉGICO E NÃO ESTRATÉGICO
- Como você aplica seu tempo estratégico e não estratégico?
- A sua mensagem estratégica está no tempo que pratica;
- Como identificar a complacência e a falsa urgência;
- Como criar a cultura do senso de urgência?
- Lidando com resistentes e negativos na equipe;
- Estratégia e táticas para a verdadeira urgência.
Estudo de casos: A reunião (complacência); O gestor (senso de urgência).
4. COMO CRIAR UMA CULTURA DE GESTÃO ESTRATÉGICA
- Gestão estratégica em 6 passos;
- Como formular a estratégia da organização;
- Como direcionar a estratégia da empresa;
- Como criar a curva de valor dos produtos e serviços;
- Como implementar a gestão estratégica - objetivos, metas e indicadores;
- Execução da estratégia - plano de ação, controle e acompanhamento;
- Revisão da estratégia - gestão e revisão de indicadores;
- Como transformar objetivos em valores de entrega.
Dinâmica de grupo: Aplicação da metodologia na organização.
5. COMPORTAMENTO DO GESTOR ESTRATÉGICO
- Visão de dono de área e foco em resultado;
- Otimização de recursos e redução de custos;
- Fazer o que prega e dar o exemplo;
- O bom resultado e a utilização estratégica do tempo;
- Ser persistente, mas, comedido no trabalho e trabalhar com afinco.
Coaching: Transformação pessoal e profissional
6. VISÃO SISTEMICA DA GESTÃO ESTRATÉGICA
- Encaixando a Visão, Missão e Valores;
- Stakeholders - alinhamento interno e externo;
- Alinhamento: públicos de interesses x planos de ação;
- Matriz de correlação planos de ação com as estratégias;
- Estratégias básicas da gestão implementada.
Trabalho de equipe: Construção o mapa estratégico
7. ENERGIZAÇÃO FINAL DO ENCONTRO
- PO - Pensamento Operacional pessoal e profissional;
- PE - Pensamento Estratégico pessoal e profissional;
- Alinhamento do pensamento estratégico;
- Pessoas com produtividade excelente não lamentam, realizam!
Caso real: A ilha do Breu - uma pedra no oceano: sonho e realidade.
8. AVALIAÇÃO DO ENCONTRO
- Open frame;
- Avaliação do conteúdo;
- Depoimentos dos participantes;
- Avaliação do conteúdo.
A. J. Limão Ervilha
Consultor, professor, profissional com 25 anos de experiência em empresas, dos quais 20 anos em cargos de gerência e direção. Iniciou sua carreira em Suprimentos, na Fleischamann & Royal (atual Kraft Foods), posteriormente Tráfego & Inventários (logística), na Santa Maria (Saint Gobain) e Distribuição. Atuou na área comercial, INCEPA (Ag Keramic Laufen) e Eletrolux.Graduado em Comunicação Social, pós-graduado em Administração de Empresas e Marketing & Propaganda - New York State University.
Certificado pela SPSM® Senior Professional in Supply Management, tendo realizados cursos de atualização: Mastering Purchasing Fundamentals, Supply Management Contract Writing, Purchasing Best Practices, Savings Strategy Development e participou do International Supply Management Conference, entre outros.
Especializado em Negociação Comportamental. Cursos em Engenharia Humana e Sistemas de Programação Neurolingüística (PNL) com seu criador Dr. John Grinder. Certificado em Design Human Engineering (DHE®) com Dr. Richard Bandler. Formado em Análise Transacional e Cerfificado em Coach pela ICC - International Coach Community.
Autor dos livros: NEGOCIE BEM - Negociação para Compradores de de Alta Performance, NEGOCIANDO EM QUALQUER SITUAÇÃO, LIDERANDO EQUIPES - 4ª. edição , (editados pela Saraiva), HABILIDADES DE NEGOCIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO PARA COMPRADORES e VENDAS COM PNL (editados pela Nobel), e MARKETING PROFISSIONAL E PESSOAL (no prelo).
*Inclui todo o material didático necessário, certificado e coffee-break.