Processos

Mapeamento de Processos

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Período: 14 e 15/12/2020

Horário: 8h30 às 17h30

Tipo: Presencial

Local: Avenida Paulista, 807 - 17º andar

Carga horária: 16 horas

Investimento: R$ 1.485,00

*Inclui todo o material didático necessário, certificado e coffee-break.

Objetivo

O curso de Mapeamento de processos tem como objetivo permitir aos participantes que identifiquem através dos processos organizacionais, quais são as oportunidades existentes para gerar um maior valor para organização, usuários e clientes.

Buscar uma maior integração e direcionamento para os resultados da organização, identificando quais são os recursos necessários; Desenvolver as competências necessárias para garantir a melhor execução das rotinas nas diferentes áreas, bem como na busca de melhorias incrementais.

Trabalhar as diferentes fases do mapeamento de processo, contemplando as etapas, ferramentas, metodologia e forma de monitoramento. Mostrar as vantagens do continuo monitoramento, integrando os processos com indicadores de Desempenho para garantir a performance organizacional.

Público alvo

Profissionais envolvidos no gerenciamento, coordenação, liderança ou participação em processos de diversos segmentos.

Programa

1) O que significa “processo” e o que são “processos organizacionais”?

a. Conceito

b. Tipos de Processos

c. Processos Organizacionais

d. Porque é fácil culpar um processo?

2) O que é Mapeamento de Processos (Modelagem)?

a. Conceito

b. Visão para Organização

c. Porque é importante conhecer o Processo – Foco no problema

d. Porque devemos Mapear Processos?

e. Mapeamento - Objetivo, Simbologia, Etapas

f. Exercício

3) Elementos do Mapeamento de Processos (Modelagem)

a. Hierarquia / Níveis do Mapa de Processos

b. Exemplos Reais de Processos Mapeados

c. Estrutura do Mapeamento – Atores/agentes e raiais

d. O Conceito do “Escapograma”

e. Exercício

4) Ferramentas suporte para Modelagem

a. Sistemas existentes

b. Ciclo PDCA de análise para Melhoria

• Ferramentas de análise

c. Exercício

5) Fases da Modelagem dos Processos

a. Entendimento do “AS IS” – Como é?

b. Avaliação do “AS IS”

c. Projeto do Processo do “TO BE” – Situação Futura (Redesenho)

6) Planejando a mudança nos Processos

a. Arquitetura da Gestão do Negócio

b. Gestão de Processos – Controles e Ferramentas

c. Ação – Como proceder

7) Processo Ideal – O que deve conter?

a. Processo ideal – O que deve conter?

b. Geração dos entregáveis

• Detalhamento das Atividades

• Procedimento (Modelos) – exercício

• Matriz de Atribuição – Benefícios e “como” gerar - Exercício

• Sinalizadores – Métricas de Performance / Indicadores – Definição - Exercício

Ministrador(a)

Fernando Albuquerque

Mestre em Administração de Empresas - UFRGS. Graduado em Engenharia Mecânica pela PUC/RS. Professor do curso de pós-graduação em Gestão da Qualidade na PUC/RS. Professor do curso de pós-graduação no curso de Administração de Empresas na Universidade Ritter dos Reis.

Professor do curso de pós-graduação em Gestão da Qualidade na Universidade Franciscana de Santa Maria/RS. Tem mais de 17 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais, com atuação nas áreas de produção, processo, qualidade e marketing. Palestrante (Nacional e Internacional), mais de 50 palestras em diferentes áreas; Atuou em projetos para Petrobras, John Deere, Springer Carrier e outras empresas.

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