Comportamental e Motivacional

Desenvolvimento de Novos Lideres - As melhores ferramentas e práticas eficazes de gestão de pessoas

Período(s): 07, 08 e 09/04/2025, 07, 08 e 09/07/2025, 20, 21 e 22/10/2025

Horário: 8h30 às 12h30

Tipo: On-line

Local: Zoom Meeting

Carga horária: 12 horas (divididas em 3 dias)

Investimento: R$ 1.495,00

*Inclui todo o material didático digital e certificado de participação digital.

Objetivo

Ao realizar o curso Desenvolvimento de Novos Lideres - As melhores ferramentas e práticas eficazes de gestão de pessoas, o participante obterá:

- As transformações organizacionais e o papel do novo líder.

- As competências necessárias para a gestão de pessoas e liderança.

- Como liderar equipes e construir um time de alto desempenho.

- Como contratar, reter talentos e demitir se necessário.

- Como conduzir reuniões, motivar e melhorar o desempenho.

- Manter o foco no cliente, alinhar objetivos às missões da organização.

- Como delegar tarefas e atividades de forma eficaz.

- Como dar feedback e aplicar coaching no liderado.

- Como estabelecer os objetivos e atingir os resultados.

- Como manter a equipe focada e comprometida.

- Como obter comprometimento do liderado com o trabalho.

- Como descobrir potenciais e talentos e estimulá-los.

Público alvo

Pessoas que estão assumindo posição de líderes como gestores, ou já assumiram e que querem ampliar seus conhecimentos sobre o papel da Liderança.

Programa

1 - Levantamento das competências para a liderança

Aplicação do instrumento: DiCA - Diagnóstico de Competências e Atitudes (avaliação das competências, relacionadas com o conteúdo programático)

2 - As 4 competências chave do líder

- 1. Contratar: Se contratar errado tem 3 meses para se arrepender;

- 2. Desenvolver: Orientar, treinar, ensinar, coach, apoiar para delegar;

- 3. Motivar: Reconhecimento, estimulação, inspiração para a realização;

- 4. Demitir : Avaliação, dar feedback, advertir e quando demitir.

Atividade: Contratando o melhor dos melhores e não o pior dos piores;

3 - Formando a equipe - construção do time

- Como obter resultado com pessoas diferentes;

- Formando a equipe - metas, papéis e responsabilidades;

- Desenvolvendo pessoas - orientando, treinando, adaptando;

- Busca de resultados - correção, ritmo, sintonia e sinergia;

- Liderança, motivação e reconhecimento;

Vivência: Jogo de trabalho em equipe.

4 - Líder inspirador de pessoas e de equipe

- A essência da realização das pessoas e da equipe;

- Como inspirar outras pessoas e motivá-las;

- Como criar uma visão da equipe e reunir os recursos;

- Como criar um clima de encorajamento;

- Encorajar outras pessoas a tomar atitudes.

Atividade: DVD, dinâmica de grupo.

5 - Líder coach e servidor - treinador e educador

- Desenvolver gente, preparar novos líderes;

- Como aplicar o coach tático e o estratégico;

-Orientar e ensinar, para criar autoconfiança;

- Criar responsabilidade no liderado para servi-lo;

- Dar autonomia, obter eficácia e bons resultados...

Roleplaying: Práticas de coaching.

6 - Alto desempenho da equipe e efetividade

- Eficiência, eficácia e efetividade;

- As dimensões da eficácia de uma equipe;

- Como obter excelente desempenho das pessoas;

- Empowerment e autonomia da equipe;

- Transformando um desempenho ineficaz em eficaz;

- Tratar as pessoas como vencedoras;

Atividade: Aferindo o desempenho da equipe. Avaliação de feedback.

7 - Persuasão racional do líder e feedback

- Comunicação, argumentação e persuasão;

- Aplicar feedback - ferramenta de desenvolvimento;

- Linha de raciocínio informações e poder de convencimento;

- Como manter uma conversa interessante;

- Carisma é uma questão de centrar o diálogo no outro;

- Causando impacto desejado e induzindo a ação;

Atividade: Dramatização - persuasão racional.

8 - Mantendo a equipe focada e comprometida

- Estratégias e técnicas para a produtividade contínua na equipe;

- Como identificar e atingir alvos na sua equipe;

- Como estimular a identidade e interdependência;

- Como promover diálogos e reuniões produtivas;

- Como lidar com os conflitos internos na equipe;

- O que fazer com membros improdutivos ou ausentes;

- Lidando com pessoas competentes, mas, desmotivadas.

Atividade: Estudo de caso.

9 - Estabelecendo objetivos e metas para a equipe

- Como a Intel, o Google e outras empresas fixam metas;

- Objetivos claros e inspiradores como fixá-los;

- Resultados Chave direcionadores com SMART;

- Atividades Chave para direcionar as ações;

- Como estabelecer metas desafiadoras - equipe e liderados;

- Como lidar com os obstáculos da fixação de metas;

- Avaliando e maximizando o sucesso das metas.

Atividade: Montando a OKR - Objectives and Key Results

10 - Tomando decisão e solucionando problemas

- Qual é a diferença em tomar decisão e solucionar problemas;

- Técnicas e estratégias para tomar decisão;

- Tomada de decisão intuitiva - decisões rápidas;

- Tomada de decisão racional - decisões lentas;

- Avaliar as alternativas e escolher a melhor solução;

- Como definir problemas para solucioná-los;

Atividade: Jogo de tomada de decisão.

11 - Conduzindo reuniões produtivas

- Tipos de reuniões - informativas, decisórias...

- Por que as reuniões tendem a serem improdutivas?

- Guia prático de planejamento de reuniões;

- Conduzindo a reunião e obtendo a participação;

- Como lidar com comportamentos problemáticos;

- Como manter a reunião produtiva e no foco;

- Acompanhamento eficaz de uma reunião;

Atividade: Simulação e discussão.

12 - Mantendo o Foco no objetivo - pessoas e equipe

- Objetivos: criando telas mentais - foco;

- Desenvolvendo métodos para atingi-los;

- Aplicando a energia necessária para realizá-los;

- Criatividade para superar os obstáculos;

- Projetos: Pessoal e rofissional;

Encerramento: Motivacional.

Ministrador(a)

A. J. Limão Ervilha

Consultor, professor, profissional com 25 anos de experiência em empresas, dos quais 20 anos em cargos de gerência e direção. Iniciou sua carreira em Suprimentos, na Fleischamann & Royal (atual Kraft Foods), posteriormente Tráfego & Inventários (logística), na Santa Maria (Saint Gobain) e Distribuição. Atuou na área comercial, INCEPA (Ag Keramic Laufen) e Eletrolux.

Graduado em Comunicação Social, pós-graduado em Administração de Empresas e Marketing & Propaganda - New York State University.

Certificado pela SPSM® Senior Professional in Supply Management, tendo realizados cursos de atualização: Mastering Purchasing Fundamentals, Supply Management Contract Writing, Purchasing Best Practices, Savings Strategy Development e participou do International Supply Management Conference, entre outros.

Especializado em Negociação Comportamental. Cursos em Engenharia Humana e Sistemas de Programação Neurolingüística (PNL) com seu criador Dr. John Grinder. Certificado em Design Human Engineering (DHE®) com Dr. Richard Bandler. Formado em Análise Transacional e Cerfificado em Coach pela ICC - International Coach Community.

Autor dos livros: NEGOCIE BEM - Negociação para Compradores de de Alta Performance, NEGOCIANDO EM QUALQUER SITUAÇÃO, LIDERANDO EQUIPES - 4ª. edição , (editados pela Saraiva), HABILIDADES DE NEGOCIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO PARA COMPRADORES e VENDAS COM PNL (editados pela Nobel), e MARKETING PROFISSIONAL E PESSOAL (no prelo).

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