Comportamental e Motivacional

Desenvolvimento de Coordenadores de Equipes - Técnicas e Habilidades em Supervisão e Liderança

Período(s): 08, 09 e 10/01/2025, 10, 11 e 12/03/2025, 05, 06 e 07/05/2025, 02, 03 e 04/07/2025, 24, 25 e 26/09/2025, 24, 25 e 26/11/2025

Horário: 08h30 às 12h30

Tipo: On-line

Local: Zoom Meeting

Carga horária: 12 horas (divididas em 3 dias de curso)

Investimento: R$ 1.495,00

Inclui todo o material didático digital e certificado de participação digital.

Objetivo

O curso de Desenvolvimento de Coordenadores de Equipes - Técnicas e Habilidades em Supervisão e Liderança tem como objetivo o desenvolvimento e preparação do participante para atuar com equipes, na coordenação de atividades, trabalhos, projetos, áreas, setores, exercendo técnicas e habilidades de gestão de pessoas para obter os melhores resultados quantitativos e qualitativos.

O curso proporcionará ao participante, o conhecimento prático na aplicação de ferramentas de gestão, como fixação de objetivos, organização, coordenação, execução e controle. Obterá ferramentas de liderança para mobilizar pessoas quanto a sua atuação, formação de equipes, motivação, compromisso, atitude, solução de conflitos, relacionamento, comunicação, feedback, visando atingir os resultados com a máxima produtividade e sinergia.

Será utilizado ferramenta vivencial, para identificar as competências naturais e aquelas a serem adquiridas durante o curso para orientação dos participantes quanto ao seu desenvolvimento de carreira.

Público alvo

Coordenadores de equipes, supervisores, líderes de setores, trainees e funcionários com potencial e talento em condições de serem promovidos.

Programa

1. As competências necessárias para a coordenação

- Conhecimentos técnicos, humanos e conceituais da coordenação;

- Gestão técnica e de pessoas na coordenação de equipe;

- Competências na organização e execução das atividades;

- Fixação de objetivos e uso de recursos no trabalho;

- Execução e coordenação de pessoas e processos;

- Controle do processo na obtenção do resultado;

- Competências a serem desenvolvidas no coordenador;

2. Coordenação de equipes e a busca de resultados

- Observar, anotar, comprometer, acompanhar, cobrar e reconhecer;

- Os princípios para formar uma equipe de trabalho;

-Estabelecendo a sinergia e harmonia entre as pessoas;

- Incentivando e estimulando o trabalho em equipe;

-Como tratar com cada pessoa na coordenação;

- Como lidar com os insatisfatórios na equipe;

- Criar responsabilidade e antecipar soluções;

- A produtividade no processo da coordenação.

Atividades: Dinâmica como formar equipe e obter sinergia e produtividade.

3. Motivação de pessoas e de equipes na coordenação

- As pessoas querem os objetivos do que fazem;

- Motivam-se pelo que querem obter ou evitar;

- Mote - a energia motivadora dentro de cada pessoa;

- Ligando o que o motiva com os objetivos da equipe;

- Como motivar o funcionário nas tarefas do dia a dia;

- Como motivar em equipe e obter resultados otimizados.

Atividades: DVD. Motivação individual e equipe. Lições para motivar a equipe.

4. A atuação eficaz do coordenador de equipe

- Como alinhar as pessoas ao objetivo da coordenação;

- Obtendo o compromisso individual e da equipe;

- A diferença entre: empregado, funcionário e colaborador;

- Estimulando a iniciativa e proatividade das pessoas;

- Assumir responsabilidade e aplicação da ética na coordenação;

- Excelência pessoal, profissional da equipe pelo coordenador.

Teste: Padrão excelente e padrão comportamental.

5. Resolvendo conflitos na coordenação

- O uso do bom senso é uma boa técnica?

- Senso comum é o caminho para a solução?

- Todos estão certos, mas estão errados!

- Acareação é uma técnica horrível!

- A melhor técnica é combinar pensamentos;

- Modalidades de conflitos e comportamentos;

- Soluções de conflitos por meio da assertividade.

Atividades: Estudo de casos, soluções individuais e discussão em grupo.

Filme sobre a metodologia.

6. A comunicação do coordenador

- As barreiras da comunicação do coordenador;

- Toda comunicação deve traduzir uma ação;

- Desenvolver idéias e provocar a resposta das pessoas;

- Traduzindo a estratégia da coordenação em objetivos;

- Elementos da comunicação: objetivos, interesses e conteúdo;

- Expressão: verbal, gestual, corporal e facial.

Atividade: Aplicando os níveis de comunicação..

7. O coordenador dando e recebendo feedback

- A confusão entre crítica e feedback;

- Criticas são críticas negativas ou positivas;

- Críticas são dirigidas à pessoa, feedback a comportamentos;

- Feedback positivo, corretivo, genérico e ofensivo;

- Feedback para a mudança de comportamento inadequado;

- O processo do feedback - aplicação e resultados;

- Feedback construtivo - clareza , positividade e especificidade;

- Como focalizar o comportamento e não a pessoa.

Atividade prática: Modelo para dar e receber feedback.

8. Relacionamento interpessoal do coordenador

- Atividades a contatos relacionais na coordenação;

- Situações compartilhadas por duas ou mais pessoas;

- Cooperação, colaboração, respeito e amizade no ambiente;

- Interação e sentimentos nas relações na coordenação;

- Capacidade de Relacionamento e comunicação;

- Como lidar de com pessoas difíceis na coordenação;

- Flexibilidade perceptiva e comportamental;

Atividade prática: Dinâmica do relacionamento humano.

9. Tomada de decisão e resolução de problemas pelo coordenador

- Resolução de problemas e tomada de decisão;

- Os elementos da tomada de decisão;

- Intuição e coragem na tomada de decisão;

- Assumir riscos e responsabilidades;

- Criatividade na solução de problemas;

- Técnicas do pensamento linear e pensamento lateral.

Exercício: Tomada de decisão e solução de problemas.

10. Uso do tempo pelo coordenador

- Os diversos papéis do coordenador e o uso do tempo;

- Tempo imposto e tempo de autodeterminação;

- Tarefas: importantes, urgentes, rotineiras e triviais;

- Preparação de uma tabela do tempo do coordenador;

- Análise da performance do tempo e otimização;

- Reflexão: quais são os ladrões de tempo?

- Classificação do trabalho em tarefas A, B e C.

Atividade: Balanço do tempo e conquista da autonomia profissional.

Ministrador(a)

A. J. Limão Ervilha

Consultor, professor, profissional com 25 anos de experiência em empresas, dos quais 20 anos em cargos de gerência e direção. Iniciou sua carreira em Suprimentos, na Fleischamann & Royal (atual Kraft Foods), posteriormente Tráfego & Inventários (logística), na Santa Maria (Saint Gobain) e Distribuição. Atuou na área comercial, INCEPA (Ag Keramic Laufen) e Eletrolux.

Graduado em Comunicação Social, pós-graduado em Administração de Empresas e Marketing & Propaganda - New York State University.

Certificado pela SPSM® Senior Professional in Supply Management, tendo realizados cursos de atualização: Mastering Purchasing Fundamentals, Supply Management Contract Writing, Purchasing Best Practices, Savings Strategy Development e participou do International Supply Management Conference, entre outros.

Especializado em Negociação Comportamental. Cursos em Engenharia Humana e Sistemas de Programação Neurolingüística (PNL) com seu criador Dr. John Grinder. Certificado em Design Human Engineering (DHE®) com Dr. Richard Bandler. Formado em Análise Transacional e Cerfificado em Coach pela ICC - International Coach Community.

Autor dos livros: NEGOCIE BEM - Negociação para Compradores de de Alta Performance, NEGOCIANDO EM QUALQUER SITUAÇÃO, LIDERANDO EQUIPES - 4ª. edição , (editados pela Saraiva), HABILIDADES DE NEGOCIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO PARA COMPRADORES e VENDAS COM PNL (editados pela Nobel), e MARKETING PROFISSIONAL E PESSOAL (no prelo).

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