Logística
Inventário de Materiais - cíclicos e geral - Como melhorar planejamento, excecução e controles
Período(s): 25 e 25/04/2025, 07 e 08/08/2025, 04 e 05/12/2025
Horário: 8h30 às 12h30
Tipo: On-line
Local: Zoom Meeting
Carga horária: 8 horas (divididas em 2 dias)
Investimento: R$ 890,00
Objetivo
Apresentar as melhores práticas de inventários, visando fornecer ferramentas para o planejamento, realização e acompanhamento de inventários eficientes e eficazes, visando manter saldos precisos no sistema, meios para reavaliar os métodos utilizados, e sistematizar as melhores práticas na empresa.
Público alvo
Profissionais que atuam em áreas de Logística em Planejamento e Controle de Materiais, Almoxarifados, Armazenagem, Distribuição Física, Custos, Contabilidade, Controladoria, que queiram adquirir conhecimento, atualização de conceitos, e troca de informações e experiências, e demais áreas que tenham interesse na matéria.
Programa
Conceitos e Objetivos
- Introdução à Administração de Materiais
- A importância do controle físico e da precisão nos registros de estoques
Controles dos Materiais e Tipos de Inventários
- Controle Físico e Registros Contábeis
- Indicador de Acuracidade
- Os tipos mais utilizados
- Definição do melhor método a utilizar
Programação dos Inventários
- Elaboração do Cronograma e do Manual de Inventário
- Definição da metodologia e treinamento
- Estabelecendo as tolerâncias para as medidas e registros
Execução dos Inventários
- Preparação – Arrumação, Limpeza e Identificação
- Corte de Documentação – “CUT-OFF”
- Recursos Humanos e Equipamentos
Inventários Cíclicos
- Planejamento e Implementação
- Curva ABC e XYZ
- Controles e Auditorias
Acompanhamento dos Resultados
- Relatório das Diferenças e Análise das Causas
- Erros mais cometidos e sugestões de melhorias
- Reconciliação e Ajustes
Cadastro de Materiais – NCM e PDM
- Classificação dos Materiais e NCM (Nomenclatura Comum do MERCOSUL)
- PDM - Padrão Descritivo de Materiais
- Utilização do WMS - Warehouse Management System para Inventários
Ministrador(a)
Paulo Humberto Sturion
Graduado em Administração de Empresas - UNIMEP, Pós-graduação em Administração Financeira e Auditoria - INPG, MBA Executivo em Gestão Empresarial - INPG e Técnico em Contabilidade.
Experiência com mais de trinta anos nas áreas de Logística, Compras, PCP, Administrativa, Controladoria e implantação de Sistemas de Gestão Empresarial Integrado - ERP, atuando em empresas de grande e médio porte, nacionais e multinacionais.
Consultor Empresarial e Professor desde 2003, executa trabalhos nas áreas de Compras, Controle de Custos, Logística em PCP Programação de Produção, Administração e Controle de Materiais, Distribuição e Transporte, e Gestão Empresarial, e presta assessoria na aquisição e implementação de softwares de ERP, com conhecimento em vários softwares oferecidos no mercado.
Professor desde 2003 oferece treinamentos nas áreas de Logística, Compras e Gestão Empresarial para e In Company, com mais de 500 cursos efetuados e 10.000 participantes.