Comportamental e Motivacional

Gestão e Liderança em tempos de crise

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Período: 16/09/2024

Horário: 8h30 às 17h30

Tipo: Presencial

Local: Avenida Paulista, 807 - 17º andar

Carga horária: 16 horas

Investimento: R$ 1.485,00

*Inclui todo o material didático necessário, certificado e coffee-break.

Objetivo

- Compreender o papel que o gestor e líder deve ter no momentos de crise;

- As funções críticas do gestor: contratar, desenvolver, motivar e demitir;

- Como contratar o "melhor dos melhores" e evitar o "pior dos piores";

- Desenvolver os liderados para enfrentar situações difíceis;

- Obter melhor desempenho da equipe em situações adversas;

- Trabalhar a motivação da equipe mesmo tendo que demitir pessoas;

- Como obter comprometimento do liderado em épocas difíceis;

- Manter ambiente de cooperação para superar as dificuldades;

- Montar forças tarefas para eliminar problemas decorrentes do momento;

- Como conduzir reuniões, focando o melhor desempenho das pessoas;

- Manter o foco no cliente e atingir os resultados, mesmo em crise;

- Dar melhores feedbacks positivo e corretivos, para melhorar desempenho;

- Delegar de forma mais eficaz em momentos de estresse;

- Potencializar o desempenho da equipe e estimular os talentos;

- Manter a equipe focada na superação da crise e comprometida.

Metodologia:

Este programa apresenta ferramentas práticas para serem aplicadas no dia a dia, verifica por instrumento, quais as competências devem ser desenvolvidas em momentos de crise, para superar os obstáculos e manter os objetivos estratégicos da empresa em foco.

Será desenvolvido em formato de workshop, aplicando-se estudos de casos, exercícios, testes e simulações, onde os participantes serão colocados em situações reais de crises e conflitos para resolverem a situação com as ferramentas apresentadas no curso.

Público alvo

Coordenadores e líderes de equipe e de pessoas, que precisem obter mais efetividade nas tarefas em momentos de crise.

Programa

1. Aplicação do instrumento de instrumento de verificação de competências

- Características necessárias para solucionar situações de crise;

- Drives motivacionais das energias de competências do gestor e líder;

- Competências objetivadas em situações de crises e conflitos;

Instrumento: Comportamento + Drives + Competências.

2. O que a empresa espera do gestor e líder, durante as crises?

- Papeis e responsabilidades do gestor e líder;

- Competências e atitudes frente a situações difíceis;

- Cumprimento de metas, mobilização para o resultado;

- Contratar com qualidade e desenvolver fortemente as competências;

- Motivar apesar das turbulências de mercado e da crise;

- Avaliar desempenho objetivamente e demitir se não entregar resultados

Atividade: Perfil do líder em situações de crise.

3. Líder mobilizador de pessoas solucionador de problemas

- Mobilizar pessoas para a busca do resultado;

- Clareza nos objetivos, nas metas e resultados esperados;

- Delegação - orientação, ensinar e apoiar eficazmente;

- Cobrar de resultados, tanto individual, como da equipe;

- Criar visão para mobilizar e desenvolver ambiente propício;

- Encorajar pessoas e equipe em momentos difíceis;

Simulação: Uma situação para mobilizar pessoas.

4. Líder desenvolvedor - condutor e treinador

- Como orientar nas tarefas e atividades difíceis;

- Desenvolvendo a autoconfiança do liderado para fazer a tarefa;

- Como criar responsabilidade no liderado e assumir riscos;

- Como conduzir o liderado para que tenha autonomia de resolução;

- Aplicação de técnicas de treinamento para o desenvolvimento;

Atividade: Praticando o coach tático e o coach estratégico;

5. Alto desempenho e eficácia da equipe

- As dimensões da eficácia de uma equipe;

- Como obter excelente desempenho das pessoas;

- Empowerment e autonomia da equipe;

- Transformando um desempenho ineficaz em eficaz;

- Tratar as pessoas como vencedoras;

Atividade: Aferindo o desempenho da equipe. Avaliação de feedback.

6. Persuasão racional do líder

- Um guia prático de como se expressar de modo claro e eficaz;

- Linha de raciocínio informações e poder de convencimento;

- Como manter uma conversa interessante;

- Carisma é uma questão de centrar o diálogo no outro;

- Argumento, réplica, tréplica e síntese;

- Causando impacto desejado e induzindo a ação;

Atividade: Dramatização - persuasão racional.

7. Mantendo a equipe focada e comprometida

- Estratégias e técnicas para a produtividade contínua na equipe;

- Como identificar e atingir alvos na sua equipe;

- Como estimular a identidade e interdependência;

- Como promover diálogos e reuniões produtivas;

- Como lidar com os conflitos internos na equipe;

- O que fazer com membros improdutivos ou ausentes;

- Lidando com pessoas competentes, mas, desmotivadas.

Atividade: Estudo de caso.

8 - Estabelecendo metas e objetivos

- Prioridades de trabalho e metas eficazes;

- Como estabelecer metas desafiadoras - equipe e liderados;

- Como lidar com os obstáculos da fixação de metas;

- Monitorar metas importantes e avaliar realização do objetivo;

- Avaliando e maximizando o sucesso das metas.

Atividade:Dinâmica de grupo.

9. Tomando decisão e solucionando problemas

- Qual é a diferença em tomar decisão e solucionar problemas;

- Técnicas e estratégias para tomar decisão;

- Avaliar as alternativas e escolher a melhor solução;

- Como definir problemas para solucioná-los;

- Implementar, monitorar e ajustar suas soluções;

- Tomada de decisão eficaz - gerar opções e pesar alternativas.

Atividade: Jogo de decisão.

10. Conduzindo reuniões produtivas

- Tipos de reuniões - informativas, decisórias...

- Por que as reuniões tendem a serem improdutivas?

- Guia prático de planejamento de reuniões;

- Conduzindo a reunião e obtendo a participação;

- Como lidar com comportamentos problemáticos;

- Como manter a reunião produtiva e no foco;

- Acompanhamento eficaz de uma reunião;;

Atividade: Simulação e discussão.

11. Mantendo o Foco no objetivo - empresa e equipe

- Como mapear o processo de relacionamento e de serviço;

- Como avaliar a qualidade do serviço e aperfeiçoar o processo;

- Como construir o relacionamento, antecipando necessidades;

- Como descobrir e oferecer valor extraordinário aos ás áreas internas;

- Como agregar valor nas etapas de relacionamento com o cliente.

Atividade: Ferramenta prática de verificação.

Ministrador(a)

A. J. Limão Ervilha

Consultor, professor, profissional com 25 anos de experiência em empresas, dos quais 20 anos em cargos de gerência e direção. Iniciou sua carreira em Suprimentos, na Fleischamann & Royal (atual Kraft Foods), posteriormente Tráfego & Inventários (logística), na Santa Maria (Saint Gobain) e Distribuição. Atuou na área comercial, INCEPA (Ag Keramic Laufen) e Eletrolux.

Graduado em Comunicação Social, pós-graduado em Administração de Empresas e Marketing & Propaganda - New York State University.

Certificado pela SPSM® Senior Professional in Supply Management, tendo realizados cursos de atualização: Mastering Purchasing Fundamentals, Supply Management Contract Writing, Purchasing Best Practices, Savings Strategy Development e participou do International Supply Management Conference, entre outros.

Especializado em Negociação Comportamental. Cursos em Engenharia Humana e Sistemas de Programação Neurolingüística (PNL) com seu criador Dr. John Grinder. Certificado em Design Human Engineering (DHE®) com Dr. Richard Bandler. Formado em Análise Transacional e Cerfificado em Coach pela ICC - International Coach Community.

Autor dos livros: NEGOCIE BEM - Negociação para Compradores de de Alta Performance, NEGOCIANDO EM QUALQUER SITUAÇÃO, LIDERANDO EQUIPES - 4ª. edição , (editados pela Saraiva), HABILIDADES DE NEGOCIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO PARA COMPRADORES e VENDAS COM PNL (editados pela Nobel), e MARKETING PROFISSIONAL E PESSOAL (no prelo).

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