Comercial - Compras e Vendas

Desenvolvimento de Compradores Profissionais - Do Strategic Sourcing a Carreira de Compras

Período(s): 05, 06 e 07/02/2025, 26, 27 e 28/02/2025, 12. 13 e 14/02/2025, 05, 06 e 07/11/2025

Horário: 08h30 às 12h30

Tipo: On-line

Local: Zoom Meeting

Carga horária: 12 horas

Investimento: R$ 1.495,00

*Inclui todo o material didático digital e certificado de participação digital.

Objetivo

O curso Desenvolvimento de Compradores Profissionais - Do Strategic Sourcing a Carreira de Compras tem como objetivo desenvolver o comprador profissional quanto ao seu papel de buscar resultados com técnicas de compras e economias por meio de savings e avoidances.

Entender o processo dos 7 passos do Strategic Sourcing, para a compra e a negociação estratégica.

Compreender a estrutura e o processo de compras, gestão de fornecedores e seu relacionamento com as áreas internas.

Monitorar os indicadores de performance em compras, se preparar para o encontro com o representante, identificar suas artimanhas e neutraliza-las. Compreender seu lugar na organização para se tornar um profissional de alto nível.

Neste curso você aprenderá:

- O papel do comprador profissional na área de compras;

- Entender o funcionamento de compras e sua importância na empresa;

- Formas de processar e os diversos tipos de compras;

- Compreender a administração de compras, compliance e ética do comprador;

- Planejar compras, forecast, followup, curva ABC, Matriz de Kraljick;

- Importância do Stratégic Sourcing, sua metodologia e implementação;

- Como monitorar os KPI´s de compras;

- Como aplicar saving e avoidances em compras e em negociações;

- Montar estratégias de saving e avoidance no portfólio de compras;

- Entender o impacto das negociações em compras nos resultados da empresa;

- Como se preparar para o encontro com o fornecedor;

- Identificar as artimanhas do vendedor e neutralizá-las;

- Como se transformar em um comprador de alto nível.

Metodologia

Totalmente prática com simulações de situações e estudo de casos.

Trabalho em grupo e em duplas.

Exercícios e testes de conhecimentos.

Vivência de um projeto onde colocará em prática o aprendizado, aplicando o senso analítico para elaborar a solução do problema, tomar a decisão, proceder a cotação e aplicar as técnicas de negociação.

Público alvo

Profissionais de compras - de matéria-prima: commodities, materiais direto, manutenção, equipamentos, serviços, contratos, uso e consumo, etc.

Profissional de planejamento, orçamento, logística e suporte de compras.

Gerentes, supervisores, coordenadores e analistas de compras.

Programa

1.QUAL É O PAPEL DO COMPRADOR PROFISSIONAL

- A evolução do perfil profissional - de reativo (requisição) a estratégico (TCO)

- A estrutura atual da área de compras na organização;

- A cadeia de decisores em compras - clientes internos;

- A gestão dos fornecedores e indicadores de performance;

- A gestão de compras: redução de preços, melhoria de custos; ampliação de lucros;

- A gestão de estoques para a saúde financeira da empresa;

Teste: Perfil do Profissional de Compras

2.COMO ESTÁ ORGANIZADA A ÁREA DE COMPRAS

- A estrutura da área de compras e suas interfaces;

- Quando há compras descentralizadas na empresa;

- Sistemas de compras: Cotações de preços, RFI, RFQ, RFP;

- Emissões de Nota fiscal, acompanhamento e encaminhamento;

- Sistemas de informação, planilhas de custos e controles;

- Especificações técnicas, não especificados e conformes;

- Leituras de desenhos técnicos e certificações.

Exercício: Organização e fluxo dos documentos em compras.

3.AS FORMAS DE PROCESSAR PEDIDOS E CONTRATOS

- Cadastros e controles de compras;

- Contratos e cláusulas de cobertura de compras;

- Compras de serviços, investimento, RPO;

- Compras de produtivos - insumos e matérias primas;

- Importação e compras internacionais: custos de internação, drawback...

- Terceirizações, quarteirizações e primarizações;

- Compras pela internet - eProcurement, pregão eletrônico, leilão reverso. Estudo de caso: Os diversos tipos de compras.

4.QUAL É O PROCESSO E ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS

- Cotações e propostas - método de análise de preços e outras variáveis;

- Análise do fornecedor: credenciamento, condições financeiras e entrega;

- Desenvolvimento de fornecedores: quesitos gestão, auditoria e avaliação;

- Auditoria em compras - interna: cotações, controles...

- Auditoria externa de compras: critérios de decisão, contratos, certificações...

- Ética de compras e do comprador e compliance;

Duplas de trabalho: Processo e administração.

5.COMO MELHOR PLANEJAR AS COMPRAS

- Planejamento e gestão de compras;

- Decisão sobre tributos - cálculos financeiros;

- Forecast - SO&P: Sales & Operating Plane;

- Followup - Planejamento de Estoque e variação de demanda;

- Classificação do portfólio de compras: ABC e XYZ;

- Matriz de Kraljick - Classificação, gestão de portfólio, fontes de suprimentos e pagamentos e decisão sobre a modalidade de compras;

Estudo de caso: Curva ABC e XYZ, inserção na Matriz de Kraljick.

6.O QUE É STRATÉGIC SOURCING PARA O PROFISSIONAL DE COMPRAS

- Metodologia em 3 etapas e 7 passos:

- Etapa fundamental:

a) definir requisições internas,

b) Entender mercado e fornecedores,

c) Elaborar TCO - Total Cost Ownership,

- Elaboração de estratégia:

a) Desenvolver modelo de fornecimento,

2) Análise de fornecedores,

- Implementação e negociação:

1) Conduzir processo de cotação;

2) Implantação de acordos de fornecimentos;

3) Conduzir processo de negociação.

Estudo de projeto: Implementação de Strategic Sourcing.

7.COMO MONITORAR O DASHBOARD - KPI´s EM COMPRAS

- Definições dos KPI´s no Scorecard e objetivos estratégicos;

- Definição dos melhores KPI´s para monitoramento de compras;

- Plano de ação para implementação de um KPI;

- Procedimento de compras, uso de KPI´s e controle;

- Processo e operacionalização dos KPI´s na prática.

Benchmarking: Aplicação em uma empresa fumageira e os resultados obtidos.

8.COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE SAVING E AVOIDANCE

- Fórmulas de aplicação de avoidances;

- Fórmulas de aplicação de saving;

- Estratégias rápidas de savings e avoidances;

- Desenvolvimento de savings e avoidances com os clientes internos;

- Aplicações em diversos exemplos de savings.

Exercícios: Prova de economia no balancete da empresa.

9.COMO SE PREPARAR PARA O ENCONTRO COM O FORNECEDOR

- Competências técnicas: Strategic Sourcing, Matriz Estratégica;

- Processo da negociação: Objetivos, posições, interesses;

- Conhecimentos técnicos: Gerar opções, utilizar padrões, criar alternativas;

- Competências comportamentais: Estilos de negociação, postura e ambiente;

- Habilidades de negociar: Argumentação, persuasão, acordos e entendimentos;

- Técnicas, estratégias e táticas de negociação.

Jogo de negociação: Aplicação prática da negociação em compras.

10.COMO IDENTIFICAR AS ARTIMANHAS DO VENDEDOR

- Cuidado! É um relacionamento ou amizade?

- As técnicas são baseadas no princípio da reciprocidade;

- Como neutralizar o by pass do vendedor no comprador;

- Táticas aplicadas durante o confronto ou na internet;

- 20 táticas diárias que os vendedores aplicam no comprador;

- Como neutralizar e reverter essas táticas do vendedor;

- As armadilhas do marketing e os gatilhos mentais de persuasão.

Roleplaying: Identificando e neutralizando as artimanhas do vendedor.

11.COMO SE TORNAR UM COMPRADOR DE ALTO NÍVEL

- Comprador é um profissional muito valorizado;

- Foco nos resultados do balanço de contas da empresa;

- Ganhos proporcionais ao resultado e em economias;

- O quadro de competências do profissional de compras;

- Como desenvolver as competências necessárias.

Plano: Desenvolvimento da carreira em compras.

Ministrador(a)

A. J. Limão Ervilha

Consultor, professor, profissional com 25 anos de experiência em empresas, dos quais 20 anos em cargos de gerência e direção. Iniciou sua carreira em Suprimentos, na Fleischamann & Royal (atual Kraft Foods), posteriormente Tráfego & Inventários (logística), na Santa Maria (Saint Gobain) e Distribuição. Atuou na área comercial, INCEPA (Ag Keramic Laufen) e Eletrolux.

Graduado em Comunicação Social, pós-graduado em Administração de Empresas e Marketing & Propaganda - New York State University.

Certificado pela SPSM® Senior Professional in Supply Management, tendo realizados cursos de atualização: Mastering Purchasing Fundamentals, Supply Management Contract Writing, Purchasing Best Practices, Savings Strategy Development e participou do International Supply Management Conference, entre outros.

Especializado em Negociação Comportamental. Cursos em Engenharia Humana e Sistemas de Programação Neurolingüística (PNL) com seu criador Dr. John Grinder. Certificado em Design Human Engineering (DHE®) com Dr. Richard Bandler. Formado em Análise Transacional e Cerfificado em Coach pela ICC - International Coach Community.

Autor dos livros: NEGOCIE BEM - Negociação para Compradores de de Alta Performance, NEGOCIANDO EM QUALQUER SITUAÇÃO, LIDERANDO EQUIPES - 4ª. edição , (editados pela Saraiva), HABILIDADES DE NEGOCIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO PARA COMPRADORES e VENDAS COM PNL (editados pela Nobel), e MARKETING PROFISSIONAL E PESSOAL (no prelo).

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